ABICS
secretaria@abics.com.br 55 11 3251 2883 CH ENG BR

Indústria volta a pedir ao governo importação de café robusta

13/03/2017

voltar
ABICS

A decisão final sobre o pedido tem grandes chances de depender mais uma vez do Palácio do Planalto.

Valor Econômico — Mesmo com o processo de importação de café suspenso pelo presidente Michel Temer, as indústrias de café solúvel e de torrado e moído decidiram insistir com o assunto e agora pediram ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) que libere as compras de robusta do Vietnã, informa uma fonte do governo. Desta vez, porém, em vez de 1 milhão de sacas, a indústria está pedindo a importação de até 500 mil sacas de robusta, a uma tarifa de 2%.

Dentro do Ministério da Agricultura o assunto já foi dado como encerrado. Mas, como cabe ao Mdic definir licenças de importação, critérios para a operação de drawback e cotas de importação por empresas em casos como esse, a indústria resolveu tentar essa alternativa, de acordo essa fonte. No entanto, a decisão final sobre o pedido tem grandes chances de depender mais uma vez do Palácio do Planalto.

Nos últimos dias, o ministro do Desenvolvimento, Marcos Pereira, vem tendo reuniões com representantes da indústria de café e dos produtores. Na última terça­feira, ele recebeu o presidente da Federação da Indústria de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e representantes das associações Abic (café torrado) e Abics (solúvel). Hoje foi a vez de se reunir com os deputados Evair de Melo (PV-­ES) e Carlos Meles (PMDB-­MG), que estão se articulando a favor dos produtores. Além disso, o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, também esteve com o ministro nesta semana.

Ao mesmo tempo em que solicita licença de importação do café, a indústria também tem que pedir anuência prévia ao Ministério da Agricultura, uma espécie de análise do pedido de importação que é aplicado para alguns produtos. No entanto, a resposta ao pedido pode levar até 60 dias. Além disso, conforme apurou o Valor, existe uma orientação da Presidência da República para o Ministério da Agricultura não analisar eventuais pedidos de anuência prévia pela indústria.

Foto: reprodução Twitter (@marcospereira04)

© ABICS 2018 - Todos os direitos reservados | GSB2